segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sobre Escrever

  Sei que andei muito negligente com o blog e peço desculpas. Já devo ter dito que acho difícil me dedicar 100% a uma unica coisa, mas prometo que nos próximos dias vou tentar consertar isso. Por isso resolvi voltar falando de algo leve como escrever - que é basicamente o que uma pessoa faz num site, blog e afins; mas ultimamente a internet tem oferecido várias outras maneiras de fazer as pessoas exercitarem os pulsos - seja na caneta ou num teclado) e muita gente faz uso disso.

  Acho que muita gente já conhece o tumblr. Ele é um site criado onde você faz postagens mas a proposta dele não é exatamente a mesma de um blog, ele não foi feito para ser informativo ou usado como um diário e sim para puramente expressar seus sentimentos. Fotos, vídeos e pequenos textos (embora eu ache que não há limite de caracteres) e muito mais; vale de tudo pra mostrar sua visão do mundo. Muita gente se limita a postar imagens - sabe aquela história de que uma imagem vale mais que mil palavras? - de gostos (atores, animes, animais) ou que sejam auto explicativas (algo como fotos fake, de pessoas com qualidade e tratamento impecáveis em situações e cenários poéticos) e textos rápidos, de no máximo duas linhas e acompanhados de tirinhas ou gifs que são bem mais sucintos e claros que qualquer número de parágrafos.
  O bacana é que você pode dizer se gostou e dar um "reblog", usar aquela postagem no seu tumblr mantendo os devidos créditos - o que devo dizer, é o que a maioria das pessoas faz em grande quantidade, embora todos concordem que reblogs é reconhecimento pela postagem feita. E eu detestava o tumblr; como as pessoas costumam veicular suas postagens com seu twitter, eu tinha um ódio danado de ver aqueles montes de tweets meramente informando o que cada fulano que eu seguia tinha colocado no tumblr até o dia que resolvi fazer um pra ter com quem compartilhar minhas diversas imagens.
  E hoje atualizo ele sempre que posso, dou vários reblogs, já cheguei a postar pequenos texto e encontrei muita gente bacana meramente por acaso - e fico feliz de ver na timeline do twitter que estes mesmos e alguns outros atualizaram seus tumblrs. O que só mostra que para escrever, você tem que estar preparado para aceitar os outros fazendo o mesmo.

  Existem pessoas que se eternizaram além de sua profissão, mas pelo que dizia e que até hoje é usado como referência. Suas frases são as famosas citações que lotam títulos de blogs, nicks de msn e orkut, começos de teses e servem como conselho e, querendo ou não, induzem a reflexão. Minha nova agenda é a da Capricho menininha poser e em cada dia existe uma citação diferente, é meio que um costume todos os anos as páginas virem cheias de citações e eu sempre costumo ler pelo menos a do meu aniversário; é muito engraçado quando me surpreendo com uma frase que tem tudo a ver comigo - seja positiva ou negativa - prefiro pensar que isso acontece em parte por que eles se esforçam de alguma maneira para criar uma sequência lógica de frases, que acaba criando o total acerto na citação de certos anos nerd imbecil e em parte pelo mesmo motivo estranho e misterioso que faz o horóscopo ser totalmente certo em alguns dias (tipo, totalmente mesmo, desde o conselho pro trabalho e amor até a cor do dia) que eu prefiro aceitar e pronto.
  Mas o fato de uma situação, pessoa, sentimento ou qualquer outra coisa ser resumida em uma frase não algo magnífico? Sejam aleatórias ou retiradas de poemas e músicas, as citações pra mim são uma grande prova de quem controla as palavras pode conseguir o que quiser - se você não entendia por exemplo, o que fez os alemães repentinamente odiarem os judeus no nazismo ou as pessoas entrarem em greves e criarem protestos, eis a resposta que ditadores como Hitler e Napoleão, sindicaristas e ativistas sabem bem - porque uma pessoa sem ideias próprias está pronta para aceitar as de quem estiver disposto a compartilhá-las, palavras são um poder acima de qualquer bala.

  Quem escreve no geral lê muito e vai pegando referencias de narrativa e temas. Com isso é mais que natural que as pessoas pensem "poxa, esse final ficou uma droga porque fulana devia ter ficado com beltrano" e resolvam simplesmente ... criar suas próprias versões!!  As fanfics - fan fictions, ou ficção de fãn - são globalizadas, pois todo mundo sempre quer mais, sempre vai além e consequentemente abre novos horizontes pra qualquer história que você possa imaginar. As fics ainda eram um território pouco explorado no Brasil até a febre pottermaníaca, que fez fóruns, sites e comunidades no orkut inteiramente dedicadas a mostrarem suas versões de como as coisas podiam rolar com o notável bruxinho; disso pra qualquer livro, HQ, mangá, roteiro de filme, seriado e afins foi nem um salto, foi subir uns dois degraus no máximo. E há quem vá ainda mais longe fazendo versões desenhadas ou filmadas de suas versões, algo totalmente bem vindo e aceitado pelos fãs.

  Não posso dizer que fiquei de fora de tudo isso do jeito assustador como eu briso fácil e também crio minhas versões, faço pequenos textos inspirados em personagens e seus dramas internos mas nunca cheguei a escrever uma versão nova do zero; sei lá, acho admirável quem se envolve na história a esse ponto mas costumo me contentar com a versão do autor ... ou de fics por aí. Mas com história tiradas do nada, com um pequeno estalo e inspiração a coisa e outra - foram várias que surgem e se vão na minha mente, a maioria sinto em dizer, fico com total preguiça de registrar em algum lugar - e tem outras paradas em capítulos, terminadas, guardadas ou em forma de sinopse esperando ser começadas. Sou corujona demais e me apego a esses pequenos pedaços de minha criatividade, assim como meus desenhos, então até pouco tempo não pensava em mostrar pra ninguém.
  Mas atualmente estou numa fase mais "que mal tem?" e talvez um dia desse vocês vejam por aqui um link ou e-book de algo que escrevi, mas isso vai levar tempo é claro.

  E vocês também!!! Escrevam e se já tem algo por aí - fics, histórias ou algo pra recomendar - deixem nos comentários pra mim ver !!! (> <)//

2 comentários:

  1. Ultimamente estou me achando uma garota de muita sorte porque tenho achado posts sobre coisas que ando pensando. AMEI demais seu post e concordo com 97% de tudo o que você escreveu, ou seja é MUITA coisa. Bem, gosto muito de ler, escrever e desenhar. MUITO MESMO. Mas leio mais do que escrevo e escrevo mais do que desenho. Além de escrever no blog, tenho uma fic parada e duas idéias de crônicas. No Nyah! haviam fics maravilhosas mas ultimamente não ando encontrando nenhuma especial. Há essa fic http://www.lekabyleka.com/fics/garotadedomingo.html que acho muito legal e vale a pena ser lida apesar de tudo.

    ResponderExcluir
  2. Fico super contente de você concordar comigo!! E o mais engraçado é que quando eu ia responder seu comentário aqui, parei pra ler a fic - daí fiquei lendo, lendo, lendo ..... (*-*)'

    ResponderExcluir