sexta-feira, 17 de outubro de 2014

O Sangue do Olimpo

Oi gente!!!

   Antes de mais nada queria pedir desculpas a Ichigo do fundo do coração porque apaguei o comentário dela sem querer no post anterior; fiquei muito mal porque adoro seus posts! Me desculpe, de verdade! (Só pra constar, você não parece a Hyuna ou nenhuma das meninas do 2NE1, apesar de eu só ter te visto pessoalmente uma vez) :'(



   Bom, como podem ver pelo título da postagem, vou falar minhas impressões sobre o livro que encerra de vez (na teoria) o caso de amor de Rick Riordan com a mitologia greco-romana. Eu li ele logo que lançou semana passada, mas estava em dias corridos e só rolou agora de ter tempo para fazer um post.



   Vamos começar por toda a desgraça da capa que cortou Percy e Annabeth, os dois semideuses que lá atrás começaram tudo isso. Quando você descobre o que de fato é O Sangue do Olimpo a indignação sobe em uma escala impossível de medir, juro.
   Logo que ela foi lançada internautas do mundo todo, até quem nem acompanha a série direito, comentaram a sacanagem que era, mas a capa permaneceu essa mesmo. Rolou pedidos pra trocar quando fizeram o pôster (imagem da esquerda), quando fizeram versão fanart (imagem da direita) e no fim nada. Há quem diga que eles já tiveram sua dose de estrelismo na capa de A Casa de Hades, mas tem que lembrar que esse é o final - todos os semideuses possíveis e prováveis deveriam estar nessa capa. Mas enfim, não vou ficar apertando essa tecla.



   Em termos de trama eles estavam naquele feeling de sempre do tio Rick: um tempo que parecia razoável para realizar uma tarefa quase que impossível e salvar todo mundo, porém uma série de contratempos deixam eles ali nem nos 45 do segundo tempo e sim na prorrogação mesmo. É assim desde os livros da série Percy Jackson e os Olimpianos e pessoalmente não me incomodo com isso, porque quem conhece um mínimo dos mitos gregos nos quais se baseiam sabe que não é como se os caras fizessem tudo na moleza com tempo de sobra.
   Ou seja, na parte da aventura acho que satisfez a todos; não foi um livro cheio de lutas épicas pelo seu desenrolar, mas acho isso um tanto quanto desnecessário quando o final dele traz a grande batalha que esperamos por cinco volumes. Acho que se ele colocasse umas páginas a mais poderia ter resolvido melhor essa questão, pois comparado com Semideuses vs Cronos no meio do Olimpo a coisa toda pareceu muito rápida e fácil - no fim das contas os romanos e monstros meio que foram um desafio muito maior que Gaia e os gigantes e não acho que a intenção tenha sido essa.



   Entre os personagens eu definitivamente senti que parte deles estagnou; Frank, Hazel e Piper tiveram momentos incríveis nos dois livros anteriores e agora ficaram na mesma, Percy e Annabeth se duvidar regrediram como personagens. Sobrou para Jason, Nico e Reyna terem seu momento de amadurecimento, mas em um livro com um núcleo tão grande e tantos Point Of View, eu acho que teria sido mais sensato dividir isso em doses harmônicas entre os volumes no lugar de ficar picotado assim; acho que ele pegou pra fazer mais do que dava conta nesses livros.
   A questão dos POV's também foi alvo de polêmica: nada de Percy, Annabeth, Frank e Hazel? Uma continuação da indignação com a capa, acho que as pessoas sentiram em peso que ele estava tentando favorecer Jason e Piper, de longe os personagens mais impopulares de todos eles as custas de Percy e Annabeth. O que comprova isso são momentos quase que ridículos de tão surreais como Jason salvando Percy numa luta submersa ou Piper livrando a Annabeth ao pegar na mão dela e sair correndo por aí no lugar de bolar um plano. Sério, forçado demais.



    O problema principal é que ele encarou a questão apenas como um "a, são os fãs de Percabeth dando chilique" o que não era bem assim. Não gostavam de Jasiper porque achavam os dois fracos e rasos, da mesma forma que não iam muito com Frazel, mas amaram de cara o Leo, que chegou com toda uma carga dramática e humor afiado que lembrava e muito o resto dos semideuses.
   Quais eram os problemas de Jason? Liderar todo mundo? E de Piper? Ser rica, mas o pai famosão não ter muito tempo pra ela? Soava ridículo, simples assim - se ele tivesse explorado desde o começo como Jason se sentia meio deslocado mesmo sendo pretor por exemplo, ou como a ausência dos pais mais maciça no Acampamento Júpiter afetava os romanos, talvez a recepção tivesse sido diferente. Apesar do pessoal no geral ter aumentado o ódio contra eles, eu pessoalmente passei a gostar muito mais do Jason com seu desenvolvimento nesse último livro - ainda tenho minhas dúvidas com a Piper, mas seria ingenuidade demais esperar que em uma série com tanta gente você vai ser fã de todos os personagens mocinhos.



   Meu amor foi mesmo para Nico, Reyna e Leo. Nossa como eles cresceram página por página! Eles tinham pouco tempo, dúvidas enormes, decisões difíceis e sacrifícios e mesmo assim deram o melhor de si - sem dúvida alguma, os verdadeiros heróis da série. Sinto que o Jason e Frank ainda vão ter muita coisa bacana pela frente e que o momento deles não era aquele, que Percabeth realmente se aposentou e vai curtir a vida e que as Caçadoras e Amazonas podiam ter aparecido mais. 



   Não vou me aprofundar pra não soltar spoilers, mas quem ainda não leu vai sim se apaixonar com muitas partes, se indignar com outras e com sorte entender a mensagem do final. A questão do protagonismo por mim pode ser esquecida porque tenho certeza de que se Pecy e Annabeth estivessem aqui agora eles diriam algo do tipo "Podem dar toda a atenção do mundo pra Jasiper e nos deixar terminar o colegial e ir pra faculdade em paz!" porque vamos combinar, batalhando aí desde os doze anos, não viam os pais há meses... dureza viu.



   Estamos falando de Rick Riordan, um dos autores mais trolls de todos os tempos né? Então apesar de ele dizer que é o final e ainda anunciar seu próximo livro infanto-juvenil já na mitologia Nórdica, sem dúvidas existem muitos ganchos importantes para uma próxima série. Como fica a questão de Apolo e por consequência os oráculos? O amor de Reyna não é um semideus... então quem é? E Caleo, que rumo tomará? E Solangelo??! Como ficou a relação Percabeth pós-Tártaro e com a tao sonhada normalidade? Como Frank está lidando com seu novo cargo e como se sente agora que seus pais pararam de brigar na sua cabeça? 
   Pode parecer besteira, mas isso já é o suficiente pra sustentar uns especiais pequeninos que sabemos bem que ele ama fazer. O que é melhor que ficarmos totalmente órfãos.

   Sério gente, tô até pensando em escrever um fanfic, a carência tá maior do que eu esperava! rs


   Bom é isso... muita gente vai concordar, muita gente vai discordar, mas acho que ele criou um universo tão vasto e com tantos personagens que seria sinal de fracasso se todos os leitores vissem as coisas da mesma forma. 


Até uma próxima!!

P.S.: Pra quem adorou as imagens que fui jogando pelo post elas são fanarts da Viria, de longe a alimentadora de sonhos mais famosa de todo o fandom. Você pode conferir o trabalho da ucraniana nos seguintes lugares (de Percy Jackson à Full Meta Alchemist, tem de tudo): Twitter, Tumblr e Deviantart.




 

Um comentário:

  1. CARA, SOU MUITO FÃ DE PERCY JACKSON <3 Ainda não li o último livro, estou em processo do penúltimo, mas... gente cortaram Percy e Anabeth da capa? Sério mesmo? Não gosto de qualquer tipo de trilogia colocarem novos personagem e se esquecerem dos originais... Parece realmente que esse último livro decepcionou muito, bem que como você falou Rick é realmente muito troll e fez bastante errinhos ao longo da serie também, mas eu esperava uma grande luta no final TT_TT Ele não soube fazer um bom Percabeth ao longo da trama... e as caçadoras gente <3

    yeah-dreamhigh.blogspot.com

    ResponderExcluir