quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Censura aos Otakus? o.õ


Dois posts num dia!!! Nunca achei que ia chegar a isso, mas o assunto que me trás aqui realmente não é legal, pelo contrário - é preocupante.


A Assembléia Metropolitana de Tóquio aprovou projeto revisadodo governo para alterar o desenvolvimento saudável da juventude na tarde de quarta-feira.

O decreto-lei atual já proíbe a venda e aluguer de "publicaçõesnocivas" - materiais que são "sexualmente estimulante, estimula a crueldade, e / ou pode obrigar o suicídio ou comportamentocriminoso"para as pessoas com idade inferior a 18. Bill 156exigiria que a indústria também regulam "mangá, anime, e outras imagens (exceto para a fotografia da vida real)", que "glorificarinjustificadamente ou exagerar" certos atos sexuais ou pseudosexual. Outra seção do projeto revisado seria permitir que o governo regula directamente as imagens acima, caso os factosdescritos são também "considerado excessivamenteperturbadoras da ordem social", tais como estupro.

A assembléia também aprovou uma resolução não vinculativasuplementar pedindo recém-designado publicações prejudiciaisao ser regulada cuidadosamente, com méritos do trabalho com base em critérios artísticos, sociais e outras a serem tomadas em consideração no processo de avaliação.

As cláusulas de auto-regulação voluntária entrará em vigor a 1 de Abril do próximo ano, e as restrições à venda e ao arrendamentovai entrar em vigor em 1 de julho
."


 No começo fiquei chocada, pois logo percebemos que isso pode significar cortes em muitas cenas de duplo sentido em shoujos, personagens ecchis, yaoi e tudo o que na cabeça de um senhor japonês do governo seja julgado como "inadequado pra juventude" - aí pode entrar de tudo - a questão é que a sede de editoras e estúdios ....  é tudo em Tóquio. Se eles começarem a cortar e proibir tudo que julgarem inadequado, nossos amados mangás e animes vão mudar ....  e muito.


Exemplos práticos?: nada de Blair e gêmeas Thompson, Jutso Sexy, Sebastian e Ciel, Yui e Azusa ..... se duvidar até o agarra-agarra comédia de Kaichou ou as mordidas em Vampire Knight os cara podem chamar de indecente - vai saber?

 Mais com algumas coisas eu sou obrigada a concordar. Existe certos materiais (leia-se lolicon, shotacon e hentai) que possuem vias de acesso muito fáceis e não poderia ser assim .... porque tem pornografia explícita e/ou cunho mais forte .... ou aqueles shoujos clássicos onde a menina gosta do professor e eles ficam juntos no final; quem fica seguro vendo sua filha de 15 anos lendo um mangá que termina com professor e a colegial dando um amasso?
 E pra piorar é claro, tem esse lance do estupro. Uma coisa é mostrar que o mundo é um lugar perigoso, que tarados existem e talz mas ... acontece com certa frequência em todos os gêneros e como a mocinho é sempre salva, passa uma idéia errada da gravidade do crime, pois nunca vemos as consequências dele, ou vemos as erradas, Outro dia num scanlator (que prefiro por motivos óbvios não citar o nome) tinha uma história de uma menina que é estuprada e se apaixona pelo moleque. ISSO É APOLOGIA AO CRIME EM SI!!! Nesse tipo de coisa não tem paixão, tem violência, violação ... um completo absurdo.


Mas tem muita coisa que já virou sei lá ...  característica. Você não acharia estranho por exemplo ler Soul Eater e High School Of The  Death sem uma bando de calcinhas e peitos enormes aparecendo? (e olha que sou uma menina!!)


Os clássicos da CLAMP, sempre tão cheio de mensagens subliminares - e as vezes bem descaradas - seriam retirados do mercado? A cho que esse tipo de decisão precisa da consult dos fãs, pois eles melhor que qualquer político sabem o que agrada e desagrada em seu mundinho Otaku.


Fonte da Notícia: Anime News

Nenhum comentário:

Postar um comentário