sexta-feira, 11 de março de 2011

Rio

  Fiquei eras sem passar por aqui certo? Culpa do meu notebook que quebrou ... mas enfim - em tempos de carnaval o centro das atenções é a cidade do Rio de Janeiro certo? Pois agora um filme vai manter os holofotes nela por mais um tempinho. O nome? Rio.

  O filme conta a história de uma arara chamada Blu, que vive cheia de mimos e é mais humana que ave - o coitado nem voa - um dia, ele descobre que é o último macho de sua espécie (espécie aliás, que ele desconhecia a existência) e a última fêmea, Jewel, vive no Rio de Janeiro .... o nome dela foi traduzido como "Jade", o que de todas as formas possíveis e imagináveis é tosco. Mas relevem.

  Com a descoberta, fazem de tudo para dar continuidade a espécie mas as coisas não vão bem: Blu odeia ter que sair de sua casa e não está nem aí para a falta de descendentes, Jewel odeia não estar mais livre como sempre foi e o exemplar peculiar e molenga com querem que ela se junte. Mas como imprevistos ocorrem, os dois se vem soltos no Rio em pleno carnaval, acorrentados um ao outro e sem a menor química de um casal.


  Aí que entram em cena personagens como o tucano Rafael - uma figurinha conhecida entre a bicharada da cidade que se solidariezou com a história das duas araras - os micos, seres divertidíssimos nas cenas mas com um caráter duvidoso e alguns outros. Tem uma cacatua macho .... possivemente o vilão da história toda (também não coloquei moral no ser, mas veremos).

  O filme é de Carlos Saldanha - o cara é um brasileiro e ficou bem conhecido por aqui com a série Era do Gelo - e por isso podemos esperar certa fidelidade da cidade real com a que veremos no filme, claro que tem que ter uma zoada ou outra pra agradar o gosto mundial, mas não vamos ficar tão abismados quanto ficamos com aquele episódio dos Simpsons pelo menos.

  A estréia mundial será no dia 8 de abril, mas a pré-estreia será ... no Rio de Janeiro!! Nada mais justo, não concordam? Por isso, no dia 22 de março, Saldanha irá se reunir com o elenco para divulgar o filme; passando por um tapete azul (sim, azul meus queridos), o evento contará com: Anne Hathaway, Jamie Foxx, Jesse Eisenberg, Will.i.am, Rodrigo Santoro, Sergio Mendes, Jemaine Clement, Carlinhos Brown, Taio Cruz, Siedan Garrett, Mika Mutti e Bebel Gilberto. Alguns nomes como o do líder do Black Eyed Peas e a apresentadora meio fail do Oscar desse ano já estavam confirmados a um tempinho.


  Foi um grande destaque no próprio carnaval de 2011, já que a escola de samba Salgueiro fez uma alegoria (que vinha pra avenida logo após a atriz Carol Castro) e duas alas (uma paras araras, e outra pro tucano), dedicadas ao filme. Quer maior publicidade que essa? O tenso é que no fim do desfile, por causa da correria e da bagunça, esse carro alegórico acabou pegando fogo ...

  Momento Educativo: Blu e Jewel não são araras azuis, mas sim "arararinhas azuis" da espécie Spix Macaw que já são extintas na natureza. Com o desmatamento do Agreste (entre as Regiões Norte e Nordeste do Brasil) e o intenso tráfico de animais, a raça teve seu último exemplar na natureza morto em 2000 - estava oficialmente extinta. Mas um sheikh, dono de um centro para lutar pela preservação de espécies e sua recolocação na natureza fez um balanço de todos os exemplares que haviam espalhados no mundo graças ao tráfico ilegal e encontrou impressionantes 49 aves! - depois de tratar as machucadas, achar as férteis e escolher possíveis casai, em 2009 o mundo era contentado com 40 acasalamentos que podem sim, garantir o ressurgimento da ave. Tudo isso lá no Quatar, uma vergonha pra todos os brasileiros, na minha opinião, que nem sequer se mexeram com o fim de uma parte de sua fauna!
 Fim do "Momento Educativo" ... foi só uma coisinha para se pensar.

  No trailer que passa nos cinemas, só mostra a cena onde Blu tenta aprender a voar acorrentado com a Jewel - achei esse bem mais legal, porque dá um ar melhor sobre o que esperar do filme.

  Agora é só aguardar e ir conferir o filme!  (*o*)

Fontes: Adoro Cinema e BirdsBlog

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário