terça-feira, 4 de março de 2014

Dia das Meninas.

Oi gente!

   Dia 03 para quem não sabe, foi Dia das Meninas no Japão - sim você não leu errado; os meninos também tem data própria, comemorada lá junto com o Dia das Crianças deles...
   No Dia das Meninas eles focam em coisas como a menina ter um bom marido quando crescer; puramente por questão cultural, mas sem dúvidas deve ter regiões onde ainda acham isso mega importante.


   Tantos as lojas como as próprias famílias fazem comidinhas especiais para a ocasião; com princesinhas e menininhas meigas como decoração, além de flores e outras coisas parecidas.


   Um exemplo é o fofo Hishimoshi, sempre feito nas seguintes cores: vermelho (que fica rosa), branco e verde, nessa ordem. O vermelho é para afastar os maus espíritos, o branco é para manter a pureza (nunca entendi se seria a pureza de espírito ou a virtude, mas suspeito que seja ambos) e verde a saúde. Eles são feitos com arroz, assim como o Hina-Arare (um bolo) e o Shirozake (um saquê doce), também comumente servidos na data.

   Mas o Festival das Bonecas é minha parte favorita! Sou totalmente apaixonada por esses altares desde pequena e só muitos anos depois que vi um pela primeira vez fui descobrir seu significado e seus componentes padrões (apesar de algumas coisas serem facilmente dedutíveis. 


   No topo ficam o Imperador e a Imperatriz e sempre tem essa telinha na frente de ambos; abaixo ficam três senhoras da corte e sempre tem um recipiente entre elas; abaixo ficam os cinco músicos onde o cantor segura um leque o os outros seguram um instrumento cada um; no resto ficam objetos como mobílias e carruagens em miniatura, na quinta fileira ficam os ministros.

   O uso dos materiais fica a escolha da família, os altares são feitos para proteger a menina em questão, pois desde que o costume começou na Era Edo acredita-se que ele afasta os maus espíritos. Se a exposição não for desmontada logo após o período do festival a dona nunca vai casar. XD


Eu pessoalmente acho uma gracinha! 




Um comentário:

  1. Gente, mais isso devia ser uma inspiração aqui no Brasil, deveria ter um dia assim aqui, ou não porque sabe como é né... do jeito que o Brasil é...

    Dream High!

    ResponderExcluir