Dia 03 para quem não sabe, foi Dia das Meninas no Japão - sim você não leu errado; os meninos também tem data própria, comemorada lá junto com o Dia das Crianças deles...
No Dia das Meninas eles focam em coisas como a menina ter um bom marido quando crescer; puramente por questão cultural, mas sem dúvidas deve ter regiões onde ainda acham isso mega importante.
Tantos as lojas como as próprias famílias fazem comidinhas especiais para a ocasião; com princesinhas e menininhas meigas como decoração, além de flores e outras coisas parecidas.
Um exemplo é o fofo Hishimoshi, sempre feito nas seguintes cores: vermelho (que fica rosa), branco e verde, nessa ordem. O vermelho é para afastar os maus espíritos, o branco é para manter a pureza (nunca entendi se seria a pureza de espírito ou a virtude, mas suspeito que seja ambos) e verde a saúde. Eles são feitos com arroz, assim como o Hina-Arare (um bolo) e o Shirozake (um saquê doce), também comumente servidos na data.
Mas o Festival das Bonecas é minha parte favorita! Sou totalmente apaixonada por esses altares desde pequena e só muitos anos depois que vi um pela primeira vez fui descobrir seu significado e seus componentes padrões (apesar de algumas coisas serem facilmente dedutíveis.
No topo ficam o Imperador e a Imperatriz e sempre tem essa telinha na frente de ambos; abaixo ficam três senhoras da corte e sempre tem um recipiente entre elas; abaixo ficam os cinco músicos onde o cantor segura um leque o os outros seguram um instrumento cada um; no resto ficam objetos como mobílias e carruagens em miniatura, na quinta fileira ficam os ministros.
O uso dos materiais fica a escolha da família, os altares são feitos para proteger a menina em questão, pois desde que o costume começou na Era Edo acredita-se que ele afasta os maus espíritos. Se a exposição não for desmontada logo após o período do festival a dona nunca vai casar. XD
Eu pessoalmente acho uma gracinha!
Gente, mais isso devia ser uma inspiração aqui no Brasil, deveria ter um dia assim aqui, ou não porque sabe como é né... do jeito que o Brasil é...
ResponderExcluirDream High!