sexta-feira, 20 de junho de 2014

Como Treinar Seu Dragão 2

Oi gente!!

   Sumi eras eu sei, mas está cada vez mais difícil encontrar tempo para coisas como atualizar o blog a cada ano que passa na faculdade... e se é pra fazer um post, que seja bem-feito né?

   Para quem não sabe amo animação do fundo da alma e foi com muita (muita mesmo) animação que fui conferir ontem a estreia de Como Treinar Seu Dragão 2.

   Os trailers e cenas que a Dreamworks lindamente liberou antes para os mais fanáticos e ansiosos já mostrava muitas coisas como o Soluço encontrando a mãe, com medo da proposta de se tornar líder de Berk, viajando pelo mundo com o Banguela - mas isso não chega nem perto do que realmente o filme foi.


   Para começar eu tenho que dizer que amei a roupagem que o elenco ganhou. Para os adultos, um fiozinho branco aqui e ali e para os jovens todo um contexto em seus 20 anos, como disputas pela única garota sem namorado (Cabeça-Quente rende cenas hilárias nesse filme, sério) e aquele ar de bando que só quem consegue manter amizades de muitos anos tem. Se antes o Soluço era o loser, agora ele é claramente um cara respeitado, embora não faça questão de agir como líder e não se veja como um.



   E a ilha então nem se fala. Foi muito bacana a preocupação que eles tiveram em mostrar como em diversos aspectos Berk mudou para receber os novos "pets", desde estábulos, até peixe a vontade e tratamento dentário - apenas closes rápidos nas atividades diárias já foram o suficiente para mostrar como tudo mudou nos 5 anos que separam os acontecimentos do primeiro filme e do segundo.



   Em relação a sua família, todo mundo ficou um bom tempo pensando: "nossa, mas essa mãe brota do nada, que desnaturada" e de certa forma eu não estava tão longe disso. Mas olha, Valka é simplesmente encantadora!! Sabe aqueles biólogos do Animal Planet que claramente vivem num mundinho só deles e amam qualquer bichinho por mais estranho que seja? Ela é dessas, e uma personagem extremamente doce, que vive em prol da paz e da gentileza. Amei ela e seus valores.

   Quanto ao reencontro entre ela e Stoico? Foi lindo, sério - romance nunca é algo muito explorado em animações da Dreamworks, salvo Shrek, então foi bem bacana ver as cenas super delicadas dos dois, algumas inclusive que quero muito ver quando for conferir a versão legendada (sim, ver ambas é de lei).



   E os dragões? Ah os dragões!!! Tantas espécies novas, todos tão magníficos... gente as cenas de voo são de suspirar, é tão nítido e bem representado o sentimento de liberdade que você não quer nada além de ter um dragão pra chamar de seu e sair pelo mundão afora; isso já foi bem presente no primeiro filme e conseguiram intensificar.



   Claro, tem a trama, novos personagens, tem o vilão, tem a batalha... não vou entrar em detalhes quanto a isso, pois seria sair dando spoilers do enredo. Mas se você acha que o estúdio tinha sido ousado e excepcional ao fazer o protagonista perder uma perna no primeiro filme já aviso: o segundo também tem se ar agridoce de uma forma muito mais inesperada, ainda mais para filmes cujo público-alvo são crianças... a morte.

   Se tenho alguma reclamação para fazer é o uso do 3D que não foi tão abrangente e explorado como eu imaginava pelas promessas dos produtores e animadores. Mas isso é uma bobagem e bem pequena perto do simples fato de Como Treinar Seu Dragão 2 ter conseguido algo que no geral considero entre o difícil e o impossível: fazer uma continuação ser tão boa ou melhor que o primeiro.


Mais que recomendado a todos!!

P.S.: A Concept Art está linda, mal vejo a hora de ter meu artbook.... algumas ilustrações aparecem nos créditos, então vale bastante a pena ficar mais um tempinho sentado enquanto a criançada vai embora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário