quinta-feira, 10 de julho de 2014

Licenciem no Brasil! (parte 1)

Oi gente!!

    Vi muita gente fazendo uma lista de quais mangás adoraria comprar por aqui e eu resolvi pensar nos meus títulos; a coisa acabou ficando grande e exagerada, então voltei meus olhos para uma questão que anda me incomodado há muito tempo: os shoujos.

    De uns tempos para cá, as editoras se tocaram de duas coisas:
        Investir em Seinen, mangás para caras mais adultos, é uma mina de ouro aqui;
        Investir em terror, sobrenatural ou mistério é uma mina de ouro aqui.

    Como resultado, o que mais tem se visto nos últimos meses foi uma enxurrada de títulos complexos com sua dose de sangue, criaturas grotescas e trama densa. Se acho isso bom? Pra mim é ótimo, uma prova de que deixaram de apostar só no que é modinha e batido e percebem que a mentalidade da clientela brasuca está pronta para outras coisas.

    Só que deu uma saturada - com títulos como Mirai Nikki, Another, Blood Lad ou Deadman Wonderland uma onda de licenciamentos para este tipo de público começou e só começa a se acalmar agora. Resultado? Várias coisas do gênero em andamento e o público que seria o extremo oposto, as coisas delicadas, divertidinhas e bonitas, totalmente deixadas de canto.

    Se desconsiderarmos Sailor Moon que é uma série com muito mais peso de clássico do que de shoujo, o único representante real da boa e velha história de amor colegial que temos é Kimi ni Todoke e não me levem a mal, apesar de curtir esse mangá e de ele vender horrores no Nihon, sua enrolação eterna e clima parado dos capítulos não é exatamente um atrativo para boa parte dos brasileiros, tanto que houveram consideráveis casos de desistência da história que só foi engrenar depois de muitos volumes.

    Kaichou wa Maid-sama vai deixar saudades, Vampire Knight foi tarde e 07-Ghosts apesar da demografia shoujo não era exatamente visto como um, o mesmo caso do novato The Conductor que brinca muito mais com o clima sobrenatural que anda em alta do que com a meiguice que se espera de um shoujo.
    Observando tudo isso, eu pensei num ranking que deveria dar as caras por aqui, ignorando a demografia original da obra e focando no seu clima, tanto que shounens surgirão por aqui:


1- Ao Haru Ride
    Apesar de não ser meu favorito da lista, tem tudo pra dar certo. Da mesma revista de Kimi ni, não seria uma negociação muito complicada para licenciar e o anime estreia nessa temporada, o que só aumenta a curiosidade de todos em relação a obra original.

2- Sukitte Ii na Yo
    Fofa e profunda, ela tem um embate muito parecido com Kimi ni na questão "ela não tinha amigos e era mal-compreendida até o carinha se aproximar" mas as duas obras tem uma abordagem diferente e tenho certeza de que haveria espaço no coração dos fãs de shoujo para as duas; como ela também já tem anime, já tem fãs no Brasil. E a história vai ganhar um Live Action que lança essa semana!

3- Akagami no Shirayukihime
    Já tem lá seu número considerável de volumes e vem da mesma revista que trouxe sucessos como Ouran, Kaichou entre outros, seria super bem-vinda aqui. Tem bastante aventura e ao mesmo tempo aquele clima fofo de romance que só os shoujos conseguem ter.

4- Sennen no Yuki
    Já que mencionei Ouran, porque não trazer outro mangá da titia Bisco? Anterior a famosa obra dos hosts, é mais curto e com a característica da autora de abordar temas profundos de modo delicado e emocionante. Apesar do traço ser bem mais tortinho na época, já ficou provado que no Brasil lançar diversas obras do mesmo mangaká vende, pois cria fãs fiéis.

5- Dengeki Daisy
    Uma das maiores mancadas da editora é não terem lançado esse mangá aqui até hoje. Finalizado com 16 volumes, a história é ótima, com personagens marcantes e boas lições de vida - como nunca foi um estouro de vendas no Japão, não ganhou live action, anime ou algo do gênero, o que talvez explique o fato de não escolherem arriscar vendê-lo por aqui.... mas é um título que bombaria horrores, sem dúvidas.

6- Ookami Shoujo to Kuro Ouji
    Esse é pra se divertir e muito. O relacionamento deles é aquela coisa no começo parece que vai se desenvolver de uma forma super legal, aí você começa a torcer para ele se ferrar e então se pega desejando os dois juntos novamente. O modo como as coisas acontecem não é forçado e a história surpreende - sem dúvidas combina com o público daqui.


    Resolvi dividirem dois pra coisa ficar mais organizada... a continuação num próximo post!
    Espero que tenham curtido as sugestões e no próximo post vou falar sobre elas e uma campanha super bacana. #MaisShoujosNoBrasil

2 comentários:

  1. Queria que licenciassem Hana Yori Dango :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é realmente um clássico, não entendo porque nunca lançaram certos títulos aqui. (>o<)'

      Excluir