quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Red Hair

  Hoje sei lá o porquê, mas resolvi falar sobre ruivas - nenhuma tara em especial, antes que perguntem. Sem aquela história toda de ruiva com o batom vermelho e tudo o mais ok? Aliás, pra começo de conversa, ruivos nem tem o cabelo vermelho mesmo ... já foi comprovado que trata-se de tons de laranja-avermelhado.

  A questão é que as ruivas são cada vez mais populares e bem-cotadas no universo teenager: Clarissa da saga The Mortal Instruments, a Jean de Sorte ou Azar, a Katrina de Eragon, a Gina de Harry Potter, a Rachel de Percy Jackson e os Olimpianos .... tem mais sim, mas ia encher parágrafos demais - livros hoje em dia sempre (ou na maioria das vezes) acabam em filme. E é aí que a coisa começa a ficar realmente osso.

  Porque querendo ou não, os ruivos pertencem ao gene mais recessivo do planeta, pertencendo ao fenômeno rutilismo, que torna diminutas as chances de aparecer um, de várias em várias gerações caso morenos entrem no círculo genético da família - tem quem nasce ruivo e vira loiro.

  Somente entre 2 e 4% da população mundial é composta por ruivos, a maioria no Reino Unido - ou melhor, na Escócia, que tem 13% de todos os ruivos do planeta. Com esses números deprimentes a estimativa é que eles sejam extintos em algo por volta de 50 ou 75 anos .... os ruivos não vão viver para ver o próximo século e autores teimam em dar papéis de destaque nos livros pra eles. Desse número pequeno quantos são mulheres, e desse menor quantas são jovens, agora pare e pense em quantos querem atuar? Fica tenso.

  Pode parecer estranho, mas os ruivos surgiram na África, mais ou menos uns 50 mil anos atrás - eles foram parar na Europa com os movimentos migratórios de nossos antepassados. Embora em boa parte da mitologia essa seja a cor dos cabelos de fadas, sereias e outros seres femininos fantásticos, no Egito (que fica no continente africano, pra quem cabulou geral geografia) elas consideradas símbolo de azar e mal-agouro, a cor vermelha estava intimamente ligada a Set, um deus relativamente evitado por trazer apenas o caos e fogo. Então eles simplesmente faziam um ritual no qual queimavam os ruivos - What The Fuck Bitchies??! - na tentativa de "espantar" a cor vermelha e os deixavam lá até ela sair - será que alguém ficou até morrer? *ironia master suprema e épica pros egípcios primitivos*

  Esse lance da sensualidade ruiva não é mero capricho masculino - pra quem penso "é sexy porque tá desaparecendo da face da Terra", malz cortar o barato - e tem embasamento científico. Os fios naturalmente ruivos são muito mais finos que de outras cores e eles no geral apresentam um físico mais frágil e traços mais delicados (tem aquela história de que ruivos precisam de 20% de anestesia por causa da sensibilidade, sei lá se é verdade) e por essa razão se encaixam totalmente nos pré-requisitos masculinos como companheira. Eu disse companheira e não reprodutora, já que também ficou provado que laços afetivos diferentes se processam em cantos independentes do cérebro e podem trabalhar simultaneamente.
  Em suma, embora ela sejam uma parceira sexual atraente por serem delicadas - diga-se aparentemente submissas - elas não entram na cabeça dos machos na hora de "perpetuar a espécie". Mas isso é teoria dos cientistas, na hora do "vamo ver" pergunte a um cara que acho isso bem mais útil.

  Pra quem ficou com curiosidade, quanto mais escuro os fios - naturalmente - mais grossos eles são e menos atraentes ao sexo oposto também. Pessoinhas, lembrem-se de que cabelos não é tudo pra escolher um namo e não fiquem complexadas com essa história de minoria ruiva .... pra quem sempre quis pegar um deles,bom ... corra porque com o tempo eles são extintos por serem muito recessivos.

  Pelo fato de eles serem genéticamente os mais fracos, sua pele também tem quase nada e por isso ruivo e sardinhas são quase sinônimos. O fato de o cabelo na maioria das vezes ser ondulado provavelmente está relacionado com suas origens africanas, já que loiros naturais tem cabelo liso (se não, tem morenos na família, isso eu garanto). Há quem diga que o ruivo é o novo loiro, e está cada vez mais na moda - também pudera, nossas heroínas estão cada vez mais rendidas as madeixas mais raras do planeta.

  Espero que achem bacana. Bye bye minna (*-*)//

Um comentário: