sexta-feira, 28 de junho de 2013

Laços e Intolerância

Oi povo!

    Agora sim, posso me considerar oficialmente de férias! É tipo, um alívio supremo, pois há quase um mês vivia em função de chegar no dia 28 de Junho. Sério mesmo.

    Nos últimos dias, andei ressuscitando meu Tumblr, que além de ser um dos meus maiores amorzinhos no computador, é muito bacana pra se ligar em coisas do mundo todo. Por motivos que desconheço, sempre tive mais steampunk, estilos londrinos e coreanos... resolvi voltar mais meus olhos pra Harajuku&Cia e dei com um Lolita Confessions. Na hora dei uma pequena tremida e lembrei de cara do Orkut.
    Pra quem não sabe, Lolita é o estilo que mais amo no Japão e talvez o que mais ame mesmo, mas na época do Orkut, onde o acesso a debates e conversas das lolis brazucas era mais simples pra quem não estava no estilo, me deparei com muita coisa horrível: montagens maldosas, xingamentos sem fundamento, panelinhas virtuais, brigas... tinha muita gente bacana, mas isso era em parte ofuscado pelas tretas.

    Insegura do jeito que sou com meu tipo físico, nunca consegui montar um cord loli de verdade, fiquei sempre no cute kei, no mori... estilos mais simples e sem dramas.

    Mas aí pensei "nem, essa página tem gente do mundo todo, não vai rolar essas coisas"... pois é, eu sou ingênua quando dá na telha. Lá você encontra relatos realmente incríveis, chocantes, com os quais você se identifica. Entre meninas dizendo que se não pararem com Lolita vão ser expulsas de casa ou que o garoto que elas gostam a desprezaram por causa do estilo, tem gente procurando encrenca.

    Ok, aí você diz "mas Bia, é um lugar pra confissões anônimas, se eu acho lolis ocidentais/ gordinhas/ negras/ Sweet OTT/ sem brand/ que usam amarelo/ mais velha/ com piercing ou tatuagem/similares horríveis e tenho isso entalado na garganta, não é melhor contar assim do que soltar numa hora errada?"... olha, numa lógica bem racional da coisa, talvez até seja assim, mas na real quando você manda uma coisa dessas (e publicam tudo que mandam viu?) você vai magoar pessoas que conhece e muitas que não conhece.

    Se acha feio... guarda pra você poxa, não é um segredo do tipo 'tô grávida' ou 'tenho câncer' que você pode sucumbir se não desabafar... quanto coisa  a gente acha feio e releva todos os dias? Esse tipo de atitude é idiota e puramente maldosa.

    Aí começam as tretas, só pra variar; meninas reblogavam as confissões e xingavam horrores, chamavam de racista, preconceituoso, xenófobo... acho que dizer que não acha bonito não chega a ser um preconceito propriamente dito, ninguém é obrigado a ver beleza em todos os tipos de pessoas, mas as pessoas que mandaram essas confissões queriam machucar e pra mim mereciam ouvir coisa pior.

    O que a página faz? Bem... nada, o lema deles é "Censorship is the asshole of the internet" - pra mim uma atitude válida, pois são confissões e não podemos sair julgando o que os outros sentem ou pensam. Mas cuidado pra não usar isso como desculpa pra evacuar o veneno, porque ninguém é obrigado a ler ofensas gratuitas só pro seu coraçãozinho se sentir mais leve.

    Curiosamente, hoje me deparei com dois vídeos da Ichigo - sério, nem sabia que ela tinha uma canal - em que ela falava sobre o polêmico lifestyle e coisas que a irritavam em Lolita. Concordo com boa parte do que ela disse e me pergunto: se eu achei tão rápido uma página dessas, como tem garotas que estão ativamente no estilo e talz há anos e vem dizer que lifestyle é ser fofa, meiga, a princesinha dos unicórnios de confeito? Já conversei com meninas que têm essa mentalidade  e sim, no geral elas são super solícitas, uns amores... mas isso é delas. A maioria das garotas vive em eterna guerra consigo mesmas e com as outras ao redor, não faço ideia do motivo pelo qual somos assim, mas somos.

    O mais engraçado ainda é que boa parte das confissões parecia vir dos EUA e lá rola uma "liberdade poética" na hora de lolitar que não vejo em mais nenhum outro lugar sabe? Se a menina é alta, ninguém encana com uma saia acima do joelho; se está numa conferência e vai passar o dia andando, ninguém a considera 'menos Lolita' por usar tênis, sapatilha, Melissa; se ela usa um make mais espalhafatoso... bom, é ela e pronto. Tá certo que tem muitos casos que olho e penso "eita, isso é tão Lolita quanto eu sou o Batman", mas no geral vejo meninas felizes e mais resolvidas... deviam parar de meter o bedelho em cada milímetro de babado da amiguinha e ser mais feliz poxa!

    Lolita definitivamente não é ser uma boneca, é no máximo vestir uma roupa delicada e awesome pra tomar chá com as amigas e tirar fotos divosas. No máximo! Sim eu sei, não uso o estilo, não devia palpitar e mimimi... mas isso é senso comum, por favor!



    Sério gente, levem a vida mais de boa e com chocolate se for possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário