domingo, 23 de fevereiro de 2014

Clichês Disney

Oi gente!

   Andando esses dias pelos caminhos tortos da internet, reparei que depois de Frozen (que aliás amei de paixão) aquelas questões clássicas se reacenderam: os filmes de princesas são racistas? São cheios de clichês? São machistas?

    Minhas respostas para essas perguntas costumam ser NÃO, SIM e NÃO. Com princesas como Ysmin, Tiana e Mulan não podem bater nessa tecla só porque a  Anna e a Elza (dinamarquesas, sempre bom lembrar) são branquinhas e com olhos claros - viva a diversidade poxa! Sim, mas não vejo problemas, são clichês bacanas como acreditar no bem, seguir seus sonhos, o poder do amor... qual o problema? Assim como a questão racial, se num passado a conotação era essa por motivos culturais, hoje a realidade é outra: Mulan, Merida, Tiana a própria Elza... todas elas são a carinha de uma Disney mais modernosa.



"Garotas atuais não se relacionam com Princesas da Disney..."

"Elas não são inteligentes..."

"Ou engraçadas..."

"Elas se conformam com as imposições de gênero..."

"Não tem ambição..."

"São fracas..."

"São egoístas..."

"Todas elas precisam de maridos..."

"Mas não entendem o amor."



   Eu realmente me apaixonei por essa série de gifs que colocaram para defender esses filmes que marcaram e ainda marcam muitos pessoas, não só garotinhas. Acho que existe preconceito com intenção, sem intenção, mas também existe quem vê maldade porque já olha procurando ela.

   Com tantas mensagens otimistas e alegres, seria ridículo que em alguma momento esses filmes tivessem como um dos focos promover maneiras pré-determinadas de viver ou algum tipo de separação na sociedade; princesas se dão bem com ricos, pobres, bichinhos... todo mundo é feliz e isso devia bastar.

    Sempre bom lembrar que o público-alvo é infantil e percebe as coisas de uma forma completamente diferente dos adultos; infelizmente muita gente cresce e perde a capacidade de ver as coisas com um olhar encantado - aí fica de mimimi. 

   É uma questão espinhosa e polêmica, mas para mim os filmes são mais delicados, divertidos e sublimes do que qualquer outra coisa.


   Beijos, até uma próxima!






Nenhum comentário:

Postar um comentário